Sobre a Cáritas / História
A primeira organização da Caritas (palavra do Latim, que significa "Amor e Compaixão") foi estabelecida em Friburgo, Alemanha, em 1897, sob coordenação do Padre alemão Lorenz Werthmann. Outras organizações nacionais da Caritas foram formadas em pouco tempo na Suíça (1901), nos Estados Unidos (1910) e em diversos outros países, sempre com a principal missão de trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.
Em 1951, 13 membros de organizações Cáritas pelo mundo se encontraram em Roma e, juntos ao futuro Papa Paulo VI, lançaram base para a criação de uma rede internacional para buscar maior organização e crescimento. Em 1954, a Cáritas Internacional foi oficialmente reconhecida e iniciou sua expansão pelo mundo. Hoje, conta com 170 organizações-membro, atuando em mais de 200 países.
A Cáritas Brasileira foi fundada em 12 de novembro de 1956 em uma ação mobilizadora por Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Hoje possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações.
A Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição – Tanabi-SP foi constituída oficialmente em 12 de novembro de 2002, pela comunidade católica tanabiense da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, tendo como primeiro Diretor Geral o então pároco Pe. Mário Ustaszewski e a Álvaro José dos Santos Pereira como o primeiro Presidente.
Trata-se de uma entidade civil, beneficente, filantrópica, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado e dentre seus diversos objetivos estatutários, atualmente tem como finalidade principal manter e administrar a “CASA DE ACOLHIMENTO DA PROVIDÊNCIA”, obra assistencial que acolhe, promove e tenta reintegrar na sociedade famílias e pessoas com desajuste social e/ou econômicos (mendigos/andarilhos/moradores de rua), propiciando-lhes abrigo provisório, alimento, vestuário e condições, dentro da estrutura existente e observada a vontade manifestada peloassistido, de recuperação, buscando reatar o vincular familiar e torná-los estruturados e reintegrados à Sociedade, em condições humanas dignas.
A “CASA DE ACOLHIMENTO DA PROVIDÊNCIA” foi inaugurada em 1º de março de 2001, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade do ano 2000, organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que tinha como tema “Dignidade Humana e Paz” e como lema “Novo Milênio sem Exclusões”.
Inicialmente foi mantida e administrada pela Cáritas Diocesana de São José do Rio Preto e a partir de 27 de novembro de 2002, passou a ser mantida e administrada por esta entidade (Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição).
Atualmente a "Casa de Acolhimento" é mantida em parte pelos orgãos públicos, voluntários (através de prestação de serviços) e doadores (pessoa física ou jurídica) com ajuda financeira ou material, com supervisão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Tanabi (SP).
|